26 de Setembro ganha ônibus grátis

Por Whalles Zarur

DSC00362Com muita alegria os moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro ganharam neste domingo uma linha de ônibus grátis, que liga o setor a Taguatinga. O local é considerado uma das regiões mais carentes do Distrito Federal. O secretário de Transportes, Alberto Fraga, disse que a partir de agora os moradores terão a linha em três horários custeados pelo governo. 

“Acredito que a população ganha muito, ainda mais aqueles que andam cerca de três quilômetros todos os dias para pegar o ônibus”, ressaltou o secretário de transporte Alberto Fraga que conversou com nossa equipe.

Segundo o secretário, os horários serão às 6, 12  e 18:30 horas. Ele ressaltou que conforme aumentar a demanda, novos horários poderão surgir. Ele também conversou com nossa equipe sobre a linha verde –  obra na Estrada Parque Taguatinga ( EPTG ), que promete aliviar o trânsito na região. Clique abaixo e confira a entrevista na íntegra com o secretário.

Clique aqui e confira a entrevista

Os moradores receberam a notícia com festa. O público presente aplaudiu o instante em que foi anunciado a utilização gratuita pelo serviço.

O lugar mais próximo em que os moradores tinham acesso ao ônibus, era na DF-001, que liga Brazlândia ao pistão norte. A via é perigosa e várias pessoas perdem suas vidas utilizando ela.

 

Pedro em sua carroça na 26 de Setembro

Pedro em sua carroça na 26 de Setembro

 

 

MORTES – Há pouco mais de 2 meses, Pedro Rodrigues Quintane, perdeu seu filho, Pedro Paulo José Rodrigues dos Santos, na DF-001. Um carro perdeu o controle e atropelou o jovem adolescente de apenas 12 anos no momento em que seu pai ia busca-lo. “Se esta linha estivesse aqui há mais tempo vidas teriam sido poupadas, inclusive a do meu filho, que completaria os 13 anos”, desabafa o morador emocionado ao lembrar de seu filho. Pedro Paulo estudava na escola classe 8 de Taguatinga e seu pai ia buscá-lo todos os dias. “Se existisse esta linha não precisava de eu ir lá”, lembra o pai do jovem morto.

 

 

 

Máquinas trabalhando nas ruas da 26 de setembro aos fins de semana.

Máquinas trabalhando nas ruas da 26 de setembro aos fins de semana.

 

 

 

ASSENTAMENTO –  26 de Setembro foi criada em 1996 pelo então governador Cristovão Buarque. O local fica ao lado do Parque Nacional de Brasília e até hoje os chacareiros aguardam a documentação oficial de suas chácaras. Durante a campanha de 2006, o governador eleito, José Roberto Arruda, prometeu olhar e lutar pela regularização da área como chácara. Falta 1 ano e meio para o fim de seu mandato e, segundo os secretários que estiveram presente no evento, falta pouco para a documentação ser liberada.

 

 

 

Da esquerda para direita, Gilvando Galdino (Adm de Taguatinga), Alberto Meireles ( Adm de Vicente Piris), Lázaro, Firmo, Paulo Di Tarcio, José Humberto Píris ( Secretário de Estado), Benedito Domingos ( Deputado), Alberto Fraga ( Secretário de Transportes), Charles, ( Deputado), Cristiano Dalton( Diretor DF-TRANS) e Luiza de Paula

Da esquerda para direita, Gilvando Galdino (Adm de Taguatinga), Alberto Meireles ( Adm de Vicente Piris), Lázaro, Firmo, Paulo Di Tarcio, José Humberto Píris ( Secretário de Estado), Benedito Domingos ( Deputado), Alberto Fraga ( Secretário de Transportes), Charles, ( Deputado), Cristiano Dalton( Diretor DF-TRANS) e Luiza de Paula

 

CASCALHO –  Uma das deficiências do assentamento é as estradas, principalmente no período chuvoso. Durante o lançamento do ônibus os moradores receberam outra boa notícia. Foi anunciado a aquisição de 10.000 metros cúbicos de cascalho para obras de melhorias nas ruas. Já está aprovado no setor de compras do Governo do Distrito Federal (GDF). Um mutirão já é realizado aos sábados para aliviar a vida dos moradores e motoristas que passam diariamente pela região.

As máquinas destacadas para a realização do trabalho paleativo da área são da administração de Vicente Píris. 

Nossa equipe ouviu o secretário de estado do Distrito Federal, José Humberto Píris de Araujo, que ressaltou a importância de olhar para a comunidade. “Digo que é uma alegria não apenas para estes moradores ganharem o transporte na cidade, mas com certeza pra nós. Quero dizer que estamos empenhados em resolver as questões da cidade, estamos sempre no local e vamos continuar monitorando”, ressalta o secretário.

 

Jaqueline Alves mora na 26 há mais de 10 anos. Ela está contente mas, ressalta que ainda falta muito a ser feito. “Olha, é um ótimo começo, estou feliz! Era uma de nossas precariedades. Mas ainda temos um problema que é nossa luz, onde é fraca e não temos iluminação no setor.”

 

 

 

Secretário de Estado concede entrevista do Df em Foco

Secretário de Estado concede entrevista do Df em Pauta

Questionado sobre a luz, José Humberto falou que a Companhia Energética de Brasília ( CEB ), aos poucos vai instalar em outras ruas a iluminação que o local necessita. “Mas, vale ter calma e realizar uma coisa de cada vez, como a colocação do cascalho no assentamento”, concluiu ele. Confira o trecho da entrevista abaixo.

Clique aqui e confira o aúdio da entrevista

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: