Gripe A: Preocupação Mundial

Por WhallesZarur

pessoas andando - gripe suinaRapidez e medo. Desta forma tem se alastrado a gripe suína por todo mundo. Com muita velocidade, a doença que saiu do Mexico  em menos de duas semanas, tem se espalhado por vários países do planeta, causando pânico e alerta em todos órgãos de saúde, inclusive na instância maior, a OMS (Organização Mundial da Saúde), que elevou o nível de alerta para 6. Este nível é o mais alto numa escala de 1 a 6.

As últimas informações revelam que a gripe, também batizada como A(H1N1), continua se alastrando pelo mundo, subindo o número de países e casos confirmados da doença. São mais de 10 mil casos seguindo por vários países. Grande parte dos casos foram registrados no país de onde surgiu o foco, México, com 4910 casos e 85 óbitos. O país que mais teve pessoas infectadas pelo novo vírus é os Estados Unidos com 7.927 casos e 11 mortes. O Canadá é o terceiro país nesta escala com 1.118 casos e duas mortes registradas. Ao todo, 57 países tiveram registro da Gripe A em seu país, informou hoje a Organização Mundial da Saúde.

DOENÇA

arte - gripe suina

 

A doença é causada por um vírus influenza que normalmente afeta apenas os porcos, o H1N1. O vírus da doença sofreu uma mutação, de suínos para humanos. A forma comum de contaminação, antes de haver esta mutação do vírus, ocorre quando pessoas lidam diretamente com porcos. Em sua atual versão o vírus também tem a capacidade de passar de pessoa para pessoa, o que aumenta o risco.

 

 

SINTOMAS

Os sintomas são basicamente os mesmos de uma gripe normal

* Febre

* Letargia

* Falta de apetite

*  Tosse

Algumas sentem outros sintomas como coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia.

Autoridades brasileiras tem tomado medidas para evitar a entrada do vírus H1N1 começando pelos aeroportos, principal porta de entrada da gripe em qualquer país. Segundo José Lima Dias, coordenador da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Distrito Federal,  José Lima Dias, o órgão tem orientado passageiros quando deixam o país e principalmente os que desembarcam nas áreas internacionais. Aqueles que chegam de áreas oriundas de onde já existe a doença, o cuidado é ainda maior. Caso alguém chegue com algum dos sintomas, de imediato já é levado para algum hospital que esteja preparado para lidar com a gripe. No caso de Brasília é o HRAN (Hospital Regional da Asa Norte). ” Nós estamos com um posto montado aqui no DF 24 horas diariamente no aeroporto internacional Jucelino Kubitschek, orientando, distribuindo panfletos para que esteja claro o que é a gripe suína”,ressalta José.

 

Whalles Zarur, jornalista da equipe do Blog DF EM PAUTA, conversou com o coordenador da Anvisa que trás todos os detalhes e como o país tem cuidado do caso.

Clique aqui e confira na íntegra o aúdio da matéria. 

BRASIL

 

Ministro durante coletiva

Ministro durante coletiva

 

 

O Ministério da Saúde confirmou 112 casos da doença. Outros 117 casos estão sendo acompanhados pelo órgão em dez estados. Os registros aconteceram em São Paulo (41), Santa Catarina (26), Minas Gerais (19), Rio de Janeiro (15), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Espírito Santo (2), Mato Grosso (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).

Hospitais do Brasil inteiro estão de prontidão aguardando algum caso suspeito. Segundo o Ministério da Saúde o país está pronto e preparado para combater a doença. O Ministro da Saúde José Gomes Temporão, disse todas as secretarias de saúde estaduais estão monitorando a população para detectar possíveis casos da doença com rapidez. Além disso, se for necessário, o País tem condições de tratar imediatamente seis mil casos da gripe suína em adultos e seis mil casos em crianças. O Ministério da Saúde tem estocados medicamentos suficientes para tratar até nove milhões de pessoas. Outra medida do governo vai ser reservar, em todos os Estados, ambulâncias exclusivamente para encaminhar os doentes para os hospitais, se houver suspeita de infecção pelo vírus da gripe suína. Temporão disse ainda para todos tomarem cuidado com a auto-medicação, que pode levar até a morte.

Ouça um trecho da entrevista coletiva do Ministro em que a equipe do DF EM PAUTA esteve presente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: