Festas juninas movimentam o DF

Por Whalles Zarur

Festa na ASBAC

Festa na ASBAC

 

No período dos meses de junho e julho, as festas propícias da época tomam conta da capital federal. Uma das mais tradicionais da cidade é a ASBAC. Desde 1978 a instituição realiza festas para os associados e público em geral. Nestes 31 anos o local nunca ficou sem festa junina, não perdendo a tradição e os costumes que a as festividades do mês costumam trazer.

Neste ano não foi diferente, e segundo a organização, o público já é recorde. A cada ano é superado e em 2009 estima-se que 11 mil pessoas estiveram no local.

Rosemari Dias Ribeiro, Gerente Social e Cultural da ASBAC, afirma que durante a organização procura-se sempre colocar coisas para atrair o público, mas, sem jamais perder a tradição que mantêm tanto tempo o público ligado a festa. “Aqui temos Dj’s, música sertaneja, todos os tipos de comida, até mesmo um acarajé, mas, as típicas sempre continuam como o quentão, os próprios fogos, este é o segredo da festa” completa a organizadora.

 

FAMÍLIA

Nilson e sua família na festa da ASBAC

Nilson e sua família na festa da ASBAC

 

Por ter tradição de 30 anos de festa, famílias comparecem todos os anos no local. Considerada tranqüila, pais levam seus filhos, esposa, ninguém pode faltar.

Nilson Ferreira participa há 10 anos, fazendo o mês de julho um ponto de encontro com seus familiares no local. “Nós de minha família mantemos a tradição, não faltamos, todos os anos estamos aqui, é uma festa elegante, tranqüila, com comidas gostosas, vale a pena comparecer”, ressalta ele.

Ao longo dos anos esta tem sido a marca da festa junina da ASBAC, um local tranqüilo, sem registro de brigas ou violência durante a festa, fazendo com que todos participem em família.

 

GASTRONOMIA

Renato e sua namorada comendo acarajé

Renato e sua namorada comendo acarajé

 

A gastronomia bem diversificada é um dos atrativos que a ASBAC oferece todos os anos. Lá se encontra desde uma canjia, ou milho, que são típicos, até um acarajé ou pastel, o que não se vê em toda localidade.

Para Renato Rodrigues, estudante, comer na ASBAC só não faz bem para o bolso, pois dá vontade de comer tudo. “É muito gostoso, muito bom ter esta diversidade das comidas, só não faz bem para o bolso, eu e minha namorada já gastamos muito aqui hoje, mas, vale a pena, é tudo muito gostoso”. O jovem conta ainda que considera o local uma festa diferente pelo amplo espaço e liberdade que se tem, com pessoas elegantes e legais.

MÚSICA

Dj Nando comandando a pista

Dj Nando comandando a pista

Com um bom ambiente em família e paladar variado, não poderia faltar a boa música. O organização procurou colocar diversidade musical neste ano, assim como em anos anteriores com duas tendas com músicas diferentes. Enquanto numa delas os DJ`s tocaram, no palco central Pedro Paulo e Mateus, com o novo estilo sertanejo universitário, se apresentavam em outras tendas. Conhecido na cidade, Dj Rene Ritochet faz questão de tocar todos os anos na ASBAC. Ele considera que é um público bom e gostoso, que curte bem as músicas tocadas. “Toco aqui há mais de dois anos, gostamos de estar aqui por ter um ambiente muito bom e as pessoas respeitarem umas as outras”, acrescenta ricochet.

 

Enquanto ele estava no sertajeno, os DJ’S Nando e Xande modulavam os médios e agudos na pista de dança da “mine boate”do local.

Os dois DJ’S participam da festa junina há 4 anos e com grande satisfação. “O que ficamos felizes aqui é que o pessoal curte bastante, temos que desligar o som, senão ninguém sai, ficam aqui até às 5h da manhã, isso é gostoso pra gente” diz Nando.

Um bate papo informal com a Dupla Pedro Paulo e Mateus

Um bate papo informal com a Dupla Pedro Paulo e Mateus

Quase 1h da manhã e uma das atrações da noite subiu ao palco. A Dupla sertaneja que já tem 12 anos de carreira, sobe ao palco. Grandes sucessos de Pedro Paulo e Matheus foram tocados nesta madrugada de sábado para domingo.

Os dois tocam em festas típicas da época há muitos anos. Para eles a mistiçidade de pessoas que aqui moram faz com que a procura por estas festa sejam grandes. “A tradição mora muito mais em outras regiões que em Brasília, só que aqui passa a ter uma procura muito grande justamente por termos este público vindo do Nordeste, Norte, Sul, de todos os locais” afirma Pedro Paulo.

 

As bandas que animaram a noite na ASBAC foram:

Marcos Paulo e Daniel

Brasas do Nordeste

Pedro Paulo e Mateus

Forro Lunar

Tenda Mix

DJ’S, Richochet, Xande e Nando.

 

Abaixo você poderá conferir uma galeria das principais fotos da festa. Caso queira outra informação entre em contato conosco no: whalles_bsb@hotmail.com. Pode acessar o blog parceiro do DF EM PAUTA: www.noticiasdefato.wordpress.com. Lá outras informações e fotos da festa junina na ASBAC

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: