Brasília: Um verdadeiro canteiro de obras

Por Whalles Zarur

Foto: WhallesZarurUm verdadeiro canteiro de obras. Assim está a capital Federal na atualidade. Segundo dados do Governo do DF, mais de 1700 obras estão em andamento.

Os motoristas que trafegam pela Capital Federal conhecem bem deste assunto. Várias vias passam por obras, inclusive a maior delas, a EPTG – Estrada Parque Taguatinga.

Em entrevista exclusiva ao Whalles Zarur, do DF em Pauta, o Secretário de Obras, Márcio Machado, falou sobre todas elas inclusive à respeito do corte no orçamento local feito pela União, onde o GDF não deverá iniciar novas obras. Confira a entrevista abaixo.

DF EM PAUTA – Secretário, Brasília é um verdadeiro canteiro de Obras, qual o panorama destas obras, estas mais de 1700 pelo DF?

SECRETÁRIO – O governo está fazendo um conjunto significativo de obras em todo DF. Algumas voltados para o sistema de transporte e umas em infra-estrutura nas áreas mais carentes do DF. Itapoã, estrutural, Arapoanga, em Planaltina, em várias localidades. Assumimos com alguns problemas em caixa, mais com coragem o governador enxugou a máquina e isso nos possibilitou que o governo pudesse investir mais, por isso estamos com este grande volume de obras em infra-estrutura urbana na cidade.

DF EM PAUTA – Secretário, recentemente o governo sofreu um revés no Congresso Nacional, um corte em seu orçamento. Estás obras em andamento, elas sofrerão alguma mudança, alguma obra vai parar?

SECRETÁRIO – Whalles, realmente o governo sofreu agora com as medidas tomadas pelo governo Federal, uma redução no orçamento, recursos estes que estavam contabilizados em nossos cofres para um conjunto de obras no DF. Agora, nós estamos fazendo um novo planejamento, todavia, todas as obras já iniciadas não sofrerão por causa do corte, todas elas serão concluídas.

DF EM PAUTA – O que será prejudicado então por causa deste corte?

SECRETÁRIO – Obras que não foram iniciadas, que estavam previstas,  ou seja, isso não deverá provocar nenhum processo de paralisação nas obras.

DF EM PAUTA – Quanto à obra da Linha Verde, ela está dentro do cronograma, o senhor acha que ela será mesmo entregue até o próximo ano?

SECRETÁRIO – Está é uma das maiores obras do governo, ela está sendo executada dentro do ritmo esperado, no nosso cronograma e sua programação de inauguração está confirmada para o meio do ano que vem.

DF EM PAUTA – A Secretária de Obras tem feito muitas obras em condomínios irregu        lares, que estão sendo regularizados agora e não tem nenhuma infra-estutura, como estão as obras nestas localidades, assim como o próprio Vicente Pires?

SECRETÁRIO – No caso de Vicente Pires, nós já contratamos a empresa e recebemos os projetos de urbanismo e águas pluviais e pavimentação asfáltica. Dependemos agora da liberação ambiental, pois as terras já foram transferidas. Com isso em mãos o governo pode começar com todo processo para melhorar a cidade. Já em outras regiões, como são muitos condomínios em processo de regularização, uma medida provisória 459, do governo federal, permite que comecemos as obras mesmo sem a licença ambiental, em locais como em Sol Nascente e Por do Sol na Ceilândia. Ou seja, em áreas de baixa renda não necessita da licença. Com recursos já garantidos, ainda este ano estaremos com processo de licitação pronto para execução de todas as obras.

A própria cidade Estrutural, estamos na fase conclusiva da obras no loca, toda cidade estará com 100% de infra-estrutural até o final do ano.

Você pode conferir a entrevista na íntegra com o Secretário Márcio Machado, inclusive sobre o VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos -, clicando abaixo.

Clique aqui e confira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: