Por WhallesZarur
No dia 19 de Setembro a Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou mais uma campanha de vacinação contra Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, já erradicada no país.
A primeira dose foi aplicada em junho e a segunda, que deveria ter sido realizada mês passado, só aconteceu em Setembro devido ao surto de Gripe A em todo Brasil.
Na capital do país, 368 postos estavam recebendo as crianças de até cinco anos para mais uma dose da vacina. No Guará não foi diferente, e no posto de saúde I ao lado do Hospital da cidade, o movimento foi bem intenso mais sem demora e filas.
A família Amorim foi ao local para levar o seu bebê, Miguel Amorim de apenas 11 meses que tomou as gotinhas. “Não demorou muito, foi rápido, para ter saúde a garantir que tudo esteja certo com ele no futuro vale a pena”, conta Marcelo Moreira, pai do jovenzinho.
Sua mãe tem a mesma opinião, aguarda a chegada de mais uma criança no mês de dezembro e garantiu que ele não ficará de fora desta campanha do Ministério da Saúde. “Está vindo mais um bebê, vai nascer final do ano e com certeza vai tomar as duas doses todo ano”, contou sorridente Thais Amorim.
No Guará II uma grande mobilização foi realizada para receber todas as crianças que moram no local. No posto de saúde da QE 38 a gerente do Centro de Saúde, Rosemary Maheone, contou que o posto começa com a preparação antes do dia de vacinação, sendo realizado um planejamento e várias reuniões, incluindo escala dos servidores para trabalhar no dia e facilitar a ida dos pais no dia da campanha. “Temos uma média de 1300 crianças vacinadas aqui no dia, por isso é feito este planejamento com a chefe de enfermagem para dar todo certo”, observa a gerente.
Confira abaixo vídeo institucional da campanha de vacinação contra Paralisia Infântil.