Brasília e o trânsito que em 5 anos pode parar

Whalles Zarur

Foto: Graciliano CandidoTodo mês quase 10 mil veículos passam a circular pelas ruas e avenidas da capital do país. Sua frota já chega a 1 milhão e 100 mil veículos. Como melhorar essa situação e fazer com o que o trânsito não pare? Buscando esta resposta, nossa equipe conversou com o Secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, que trouxe diversas afirmações, falando inclusive da obra que vai mudar a cara de uma das principais vias de Brasília: A Linha Verde.

Desde quando começou o governo Arruda, as ações voltadas para o transporte tem sido baseada na legalidade, segundo Alberto Fraga. Para o secretário, uma das maiores dificuldades da pasta foi retirar todas as vans de circulação, o que tumultuara bastante o trânsito.  “As vans não atendiam os itinerários necessários, atendiam conforme achavam necessário, isso foi deteriorando o sistema do ônibus convencional. Vemos que não havia normas, não tinham regras e muitas vans se envolviam em acidentes”, afirma Fraga. Através deste ponta pé inicial começou o processo de mudança no transporte de Brasília. No inicio desta troca muitos sofreram bastante, pois a vans passavam em frente a suas casas, necessitando desta forma de ônibus extras para suprir toda demanda.

O secretário foi questionado sobre isso, a frota, que é antiga e os preços cobrados, que são exorbitantes. Sobre o assunto Fraga respondeu:

Fraga conversando com nossa equipe

Fraga conversando com nossa equipe

 

Fraga – Os ônibus que nao forem renovados serão removidos, como é o caso da própria Viplan. Hoje são mais de 1500 novos carros circulando e caso as empresas não renovem, perderão sua concessão. A Viplan já perdeu seus veículos em Brazlândia, vai sair também de Planaltina, tudo isso por não cumprir as normas estabelecidas pela Secretaria.

Sobre Samambaia, onde há uma defasagem muito grande no transporte, onde também há diversos veículos da empresa Viplan sucateados Fraga rebateu:

FragaBom, em Samambaia, onde os ouvintes questionaram, a empresa terá que cumprir também. São quase 800 carros da empresa circulando hoje no DF, apenas 200 novos, caso não renove também sairá destes locais.

Com um transporte defesado, não há como as pessoas deixarem seus veículos em casa e andarem de ônibus, por isso se vende tantos carros no DF e segundo o secretário, caso continue desta forma, em 5 anos as vias podem se tornar intransitáveis. Uma das obras percusoras e carro chefe do governo é a Linha Verde. Através dela será feita uma faixa exclusiva para ônibus, o que irá trazer mais agilidade no transporte além de velocidade. Segundo Fraga, isso fará com que as pessoas deixem carros na garagem e comecem a utilizar o transporte público.

Obras da Linha Verde na entrada da Colônia Agrícola Samambaia

Obras da Linha Verde na entrada da Colônia Agrícola Samambaia

 

Fraga – Bom, com essa obra um ônibus que sai 8h e tem que chegar no seu destino às 9h, irá chegar no horário. Porque hoje isso não acontece, os ônibus saem e param no trânsito, fazendo com que as pessoas fiquem em pé e paradas. Isso vai mudar com este corredor exclusivo que é o principal desafio GDF – Governo do Distrito Federal- hoje. Mas, quando a linha estiver toda concluída, o que a pessoa vai preferir, ficar parada no trânsito em seu carro, ou pegar um ônibus e ir direto, sem tráfego e chegando no horário? Creio eu que vai mudar muita coisa!

O secretário acredita que após o programa Brasília Integrada, integração ente todo o sistema de transporte do Distrito Federal estiver pronto, as pessoas passarão a deixar carros em casa e utilizar um ônibos ou o próprio metrô. Mas isso só será possível após a construção de 18  terminais por todo DF para a baldeação do público. Com ela pronta, o usuário pagará apenas uma passagem para utilizar metrô e qualquer ônibus, o que acontece apenas com os micro-ônibus hoje.

Obras da linha verde chegando no viaduto de Taguatinga. Ao lado, carros parados devido a obra

Obras da linha verde chegando no viaduto de Taguatinga. Ao lado, carros parados devido a obra

Durante a entrevista foi dita a possibilidade de existir um rodízio de carros em Brasília, o que já é feito em São Paulo. Lá, durante horários de pico, carros não podem circular uma vez por semana dependendo do final da placa. Sobre esta questão, Alberto Fraga disse que esta seria uma medida extrema, de último caso, crendo na possiblidade de novo sistema de transporte da cidade funcionar bem dentro do que o governo tem planejado.

Confira o aúdio da entrevista exlcusiva na íntegra com o secretário clicando abaixo.

Clique aqui e confira!

Caso queria fazer alguma sugestão de pauta, quer saber mais sobre o transporte na sua cidade, mande sua sugestão para nossa equipe, deixe aqui seu comentário.

5 responses to this post.

  1. Posted by Angele on Julho 13, 2009 at 5:55 pm

    Parabéns!! beijinhos..

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  2. Posted by Liene on Julho 16, 2009 at 1:37 pm

    Gostei da sua reportagem e tomara que a linha verde melhore mesmo o trânsito na EPTG.
    Um abraço.
    Liene

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  3. Posted by Liene on Julho 16, 2009 at 1:39 pm

    Ah! Gostei da sua pose com o Fraga. rsrs
    Liene

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  4. Posted by Lu on Agosto 3, 2009 at 5:21 pm

    A linha verde parece que será uma boa…mas precisamos de maior concientização e educação dos cidadãos,tanto motoristas quanto pedestres para que tenhamos menos acidentes e mais PAZ no trânsito . No nosso dia a dia vemos coisas que até Deus duvida !
    Que cada cidadão possa fazer a sua parte sempre prezando o nosso maior bem ,que é a VIDA .
    Abraços ,
    Luciene Vianna

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  5. Posted by Willian Zarter on Abril 26, 2010 at 5:24 pm

    Taguatinga – DF; é 10!…

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